Já parou
pra pensar em como a matemática está presente em nossas vidas? Estamos cercados
por conceitos matemáticos. Então, porque é tão difícil ensinar e aprender algo
tão próximo, concreto e até vital para nós? Um grande desafio para nós
educadores é o interesse pelos conceitos matemáticos e, consequentemente o seu
aprendizado, pelas nossas crianças. Pensando nisso, convido-os a se debruçarem
no estudo de caso a seguir, buscando uma solução prática, didática e viável
para o problema apresentado, determinando os direitos de aprendizagem
envolvidos e as estratégias utilizadas.
Vamos ao
problema:
Um
professor assume o 2° e 3° Ano (Turma Multiseriada) na Escola X. A turma
funciona no turno Vespertino. Esta turma contêm 15 alunos, sendo 10 alunos do
2° ano e 05 alunos do 3°. Apenas os alunos do 3° ano conseguem ler algumas
palavras soltas e têm alguma noção quanto à soma e subtração. Os alunos são
indisciplinados e não reconhecem a autoridade do professor em sala. O que
fazer? O que você faria? Que posturas assumiria?
Nenhum comentário:
Postar um comentário